quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O sopro dá vida


Condensar o ar que Reeeeespiramos,(R)EXxxxxxxxpiramos,(Res)Piramos!
ResPirar é vida! ExPirar é vida!
Comumente ouvimos falar no “sopro da vida” como algo fora de nós, como algo que nos é dado. Mas o que seria o sopro da vida???
Convido você a descobrir que o sopro dá vida!
Carregada com bexigas em minha mochila e com a cabeça cheia de idéias coloridas...Foi assim que viajei!
Cheguei ao meu destino e parecia que já estava em “nossos destinos” àquela experiência. A tela cheia de colagens de imagens que se compunha numa sucessão de cenas ininterruptas, encheu ainda mais os meus pulmões!Se trata do filme “O mundo secreto de Coraline”.
Entre o vazio (espaço no qual acredito ser possível todas as coisas) e um punhado de palavras...um palco!
Iniciamos por adentrar um túnel que dava acesso a inúmeras coisas e caminhos. CORaline já havia nos dado a dica de como fazer. Sentados e com os olhos fechados, era nossa vez de fazer a colagem das imagens... Um filme se passava em nossa cabeça. Flutuamos no ar, e no chão, à nossa frente, bexigas vazias esperavam pelo nosso sopro!Ingressamos em nossos sentimentos e lembranças. Uns pesados, outros pesados e que incomodavam.


[...O mais pesado dos fardos é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da realização vital mais intensa. Quanto mais pesado é o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais real e verdadeira ela é. Em compensação, a ausência total de fardo leva os er humano a se tornar mais leve que o ar, leva-o a voar, a se distanciar da terra, do ser terrestre, a se tornar semi-real, e leva seus movimentos a ser tão livres como insignificantes – do Livro: A insustentável leveza do ser de Milan Kundera ]


No ritmo da vida, uma a uma fomos transformando o possível no real, uma realidade em outra... InsPiramos coragem e ExPiramos nos balões.

[...a decisão gravemente pesada está associada à voz do Destino; o peso, a necessidade e o valor são três noções intrinsecamente ligadas: só é grave aquilo que é necessário, só tem valor aquilo que pesa – do Livro: A insustentável leveza do ser de Milan Kundera]


Demos VIDA a algo que antes tinha apenas cor.
Trocamos sentimentos. Brincamos. Explodimos!
A um alguém foi lhe dado 1 ...e ela compartilhou-o com os outros enquanto a sua dor era varrida.
Ao fundo uma trilha nos acompanhava fielmente. Outros balões foram (as)soprados. Outros balões deram vida à vida.
Dançamos. Choramos. Sorrimos. Liberamos. E nos libertamos.

Nosso Eu foi massageado...

Abrimos nossos olhos e olhamos ao redor.
O que vivemos ainda estava ali (colo)Rindo para nós.
Contemplamos a imagem e nos despedimos agradecendo a nós mesmos e aos outros pelos sopros que nos deram vida.


Trechos em destaque, do livro: A insustentável leveza do ser – Milan Kundera
Filme: O mundo secreto de Coraline



Paula Fernanda Fonsêca
em 23 de Julho de 2010

2 comentários:

  1. O Meu Olhar

    O meu olhar é nítido como um girassol.
    Tenho o costume de andar pelas estradas
    Olhando para a direita e para a esquerda,
    E de, vez em quando olhando para trás...
    E o que vejo a cada momento
    É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
    E eu sei dar por isso muito bem...
    Sei ter o pasmo essencial
    Que tem uma criança se, ao nascer,
    Reparasse que nascera deveras...
    Sinto-me nascido a cada momento
    Para a eterna novidade do Mundo...

    Creio no mundo como num malmequer,
    Porque o vejo. Mas não penso nele
    Porque pensar é não compreender ...

    O Mundo não se fez para pensarmos nele
    (Pensar é estar doente dos olhos)
    Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

    Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
    Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
    Mas porque a amo, e amo-a por isso,
    Porque quem ama nunca sabe o que ama
    Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
    Amar é a eterna inocência,
    E a única inocência não pensar...

    Alberto Caeiro

    ResponderExcluir
  2. incrível!
    incrível!
    e incrível!!

    ResponderExcluir