segunda-feira, 12 de julho de 2010

o encontro das águas

Fazer parte do “mundo azul” do Arte e Metamorfoses tem me possibilitado experimentar a fusão e separação de várias cores num mesmo contexto e com mais 4 pessoas!
A idéia “azul” surgiu de um experimento de contação de histórias em um dos meus primeiros encontros com o grupo do Núcleo de Pesquisa do TEA. Começamos por narrar, por meio de nossas fantasias interiores a façanha de uma comunidade de pessoas diferentes cujo “fim” (ou melhor dizendo, o começo) se deu na metamorfose de tornarem-se azuis...

“e tudo ficou azul!”

foram palavras que finalizaram um encontro, e a partir de então têm dado início a uma série de elaborações conjuntas. A começar pela criação deste blog.

A experiência de facilitar vivências que produzam o autoconhecimento e a compreensão do processo de também ser facilitador/monitor por parte dos integrantes do grupo com os alunos de uma escola pública, tem me acrescentado a indescritível tarefa de ser psicóloga. Criando, preparando, metA(RTE)morfoseando intensa e intimamente os laboratórios com vivências teatrais, quinzenalmente aos sábados, tenho percebido o quanto o grupo tem crescido em maturidade pessoal e profissional.

A partir do que compreendo como experimental, as vivências teatrais têm apresentado desdobramentos no âmbito pessoal e contribuído para a construção de um novo modo do fazer psicológico no qual a arte está presente.
Experimental para mim é a possibilidade de desdobrar possibilidades existenciais em latência, de afirmar o vivido em sua intensidade primeira de expressão.
Paula Fonsêca

Nenhum comentário:

Postar um comentário